Dicas Para Fazer Uma Boa Redação

Dicas Para Fazer Uma Boa Redação Na Prova

Nos vestibulares, um dos maiores terrores dos candidatos é a redação. Para se dar bem nesse item, precisamos estarmos preparados para os tipos de textos que podem serem pedidos, sua estrutura, saber argumentar, administrar bem o tempo e isso só se consegue com muita prática. Claro que ainda podemos ser pegos de surpresa com o tema, já que não nos é revelado anteriormente.

A arte de escrever ela não só requer prática, mas também que você leia muita para aprimorar seu vocabulário. Uma redação estilo ENEM é muito mais do que palavras conexas, é uma forma de coesão e argumentação que irá convencer os jurados do seu ponto de vista, e isso requer um certo nível de dedicação. Dito isso, gostaria de dar algumas dicas para você ir bem na redação:

1 – Pense Na Simplicidade Do Texto

Apesar de ser importante ter um amplo vocabulário, também é importante que as pessoas que estejam lendo seu texto consiga entendê-lo. Portanto, organize as suas ideias, e conduza o leitor pela sua linha de argumentação.

2 – Clareza

O texto precisa ser claro para quem está lendo, nada de colocar mensagens subentendidas, prefira ter um texto limpo e fácil de entender. Concentre-se no que é realmente necessário e no objetivo que você quer passar.

3 – Estruture Seu Texto

Dependendo do tipo de redação que foi lhe pedido é necessário que você tenha conhecimento de sua estrutura. O mais comum é o texto argumentativo, ele é basicamente composto por: uma introdução que contém apenas um parágrafo, um desenvolvimento que contém 2 a 3 parágrafos com argumentos e a conclusão que contém apenas um parágrafo.

4 – Leia E Releia O Seu Texto

Sempre, sempre, sempre leia tudo o que você escreveu, mas de uma vez, desta forma você consegue verificar seus erros e corrigi-los antes de entregar a prova. Ler o texto é revisar suas ideias e sua escrita.

Essas são algumas dicas para você seguir e fazer uma redação que esteja bem estruturada, simples, objetiva e clara aos olhos de quem está lendo. Veja mais algumas dicas para textos argumentativos do Guia do Estudante:

Dicas Para Uma Boa Redação

Até a próxima pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *