multipla_escolha

Dicas Infalíveis Para Responder Provas de Múltipla Escolha

Atualmente, boa parte das provas para concursos ou para entrar em universidades são de múltipla escolha, como o ENEM, primeira fase da FUVEST, UNESP E UNICAMP, então a porcentagem de errar as respostas são grandes. Porém, você pode aumentar a sua chance de acertar se começar a seguir essas dicas, mas não se iluda o método 100% eficiente ainda continua sendo se dedicar a muito estudo e chegar sabendo o conteúdo no dia da prova.

Primeiramente, dê uma geral na prova toda, verifique as questões que você sabe ou tem alguma ideia de como fazer e faça. Após esse procedimento comece a focar nas questões que você não sabe, e a primeira dica é: leia com atenção a questão e as respostas, muitas vezes as alternativas contém algo muito absurdo ou assuntos que não tem nada a ver com a questão, e é nessa hora que você começa a identificar.

Então o próximo passo é eliminar essas alternativas, você já identificou que não pode ser essas de maneira alguma, risque-as, coloca um X qualquer coisa que faça você parar de pensar nelas, e foque nas outras. Caso exista alternativas com respostas muito parecidas, verifique exatamente o que está diferente para você conseguir eliminar uma delas.

Nesse tempo então você possui algumas das alternativas e suas chances de acertar aumentou, o passo agora é pensar na resposta que você daria para a questão. Utilize seu conhecimento teórico, pense nas aulas que ouviu, nas dicas e tente de alguma maneira formular alguma resposta. Compare com as alternativas, alguma se encaixa? Então há grandes chances de ser essa a questão certa.

Porém evite alternativas que contém os termos: sempre e nunca. Por ser extremos elas costumam não estar certas, mas claro que para toda a regra há exceção. Além disso, existem aquelas que afirmam que todas as alternativas estão corretas ou incorretas, o que a maioria das vezes são feitas para confundir, só use elas se você tiver certeza.

Por fim, caso não der certo e você ainda fique com muitas alternativas para analisar, não deixe a questão em branco, ainda há chance de você chutar na alternativa certa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *