BIM

BIM: A Nova Metodologia em Construções Civis

Apesar de ser uma metodologia presente no mercado, muitas vezes é pouco conhecida ou as pessoas não sabem efetivamente explicar o que seja, até mesmo se enganando. E a confusão mais frequente é dizer que BIM é um sistema ou uma ferramenta de modelação tridimensional, porém BIM não é um software.

BIM ou Modelagem da Informação da Construção (traduzido para o Português-BR) são as informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. É considerado um modelo virtual porém não é constituído apenas de geometria e texturas e feito apenas para visualização, é uma construção muito próximo do modelo real, com detalhes no tocante a composição dos materiais de cada elemento, inclui-se desde os processos construtivos até as fases de instalação.

Este modelo é muito utilizado para visualização tridimensional, auxílio às decisões de projeto e comparação das alternativas de design, e por fim, vender o design para o cliente. Essas são só algumas aplicações, porém pode ser usada em muitas outras em que se precisa do projeto de alguma construção completo e detalhado, como por exemplos em móveis planejados. Caso você tenha interesse em saber mais sobre isso, recomendo o curso online Revit para Móveis Planejados de Erick Mark.

Além disso, pode ser aplicado em todas as disciplinas e profissionais envolvidos em desenvolvimento de projetos. O foco desse modelo é a informação ou a modelagem da informação, por isso ele abrange não só a área de projetos mas também os processos de planejamento, execução, gerenciamento e investimentos.

É um modelo ganhando força, e a tendência é de que quem não estiver inserido nesse contexto provavelmente estará sujeito a dificuldades com concorrentes, além disso, a maioria das ferramentas computacionais são alinhadas com esse conceito. Então, o que você está esperando para aprender?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *