Entenda Como o Horário de Verão Irá Afetar o ENEM 2018

Com a chegada do horário de verão, grande parte do país é obrigada a adiantar seus relógios em uma hora, de maneira a priorizar um menor gasto de energia e um maior aproveitamento do dia por parte da população. No entanto, a chegada do horário de verão este ano já está causando polêmica para aqueles que prestarão o já polêmico ENEM.

Em Setembro, o Ministério da Educação solicitou formalmente ao governo federal e ao presidente Michel Temer uma mudança no início do horário de verão, previsto para o dia 04 de Novembro.

Enem2018

Esta data coincide com o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, principal porta de entrada para centenas de Universidades Federais, Estaduais e Privadas. Desta forma, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal serão obrigados a adiantar seus relógios em uma hora.

Conhecendo o histórico do ENEM, muitos jovens acabam perdendo o horário e, em consequência, se atrasando para as provas e sendo automaticamente eliminados da concorrência. Pensando nisso, houve a solicitação por parte do Ministério da Educação para tentar minimizar este tipo de situação.

No entanto, nesta semana, o governo federal se manifestou e anunciou que manterá a data prevista anteriormente, conforme noticiado em diversos portais nacionais. A principal justificativa é que tais mudanças, ainda que auxiliassem aos vestibulandos a não se confundirem em relação aos horários do primeiro dia de provas, traria consequências grandes para outros setores, como o da aviação e de turismo.

Ponderando-se todas as possibilidades, o governo optou então por manter a data prevista para o dia 04 de Novembro, o que indica pra você, concurseiro e vestibulando que se encontra em um dos estados que adota o horário de verão, que é necessária uma atenção extra para os horários de fechamento dos portões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *