Engenharia e as Possibilidades de Atuação

Engenharia é um curso muito popular, todos os anos muitas pessoas se inscrevem nos vestibulares do país todo para cursar engenharia (principalmente na USP, uma das faculdades mais conceituadas  em engenharia), e enfrentam as notas de corte para esses cursos que costumam ser bem alta (só não costuma ser mais alta que a de Medicina), se você entrou, ótimo, agora bora estudar muito. O curso de engenharia por ser integral, costuma ser bem extenso, e envolve que você estude bastante, muitos atrasam exatamente pela carga de dificuldade de conciliar, estudo, tempo e dificuldade. Após se formar, várias possibilidades aparecem no mercado de trabalho e garanto: boa parte dos engenheiros não trabalham na área (o que é uma escolha de cada um).

Alguns engenheiros costumam atuar em bancos ou no mercado financeiro, devido a carga de matemática do curso é uma opção; Marketing Digital devido a facilidade com estratégias e lógica; gestão e coordenadoria de empresas; concursos públicos; docência, o que é bastante comum especialmente quando opta seguir a área de pesquisa; empreendedor; e até mesmo no exército brasileiro, inclusive se você tem interesse em prestar o concurso público da marinha para engenheiros, recomendo que você estude com o curso Engemarinha, ótima opção para alcançar seus objetivos. 

Essas são algumas áreas sendo ocupadas por engenheiro, há pessoas que cursam engenharia apenas para ocupar essas áreas devido a facilidade com exatas, há pessoas que cursam para atuar na área mesmo e também pode acontecer tempos de crise, onde não há escolha e o engenheiro precisa atuar no que aparecer. Projetos independentes costumam ser uma ótima escolha para um dinheiro extra também, já conheci até engenheiros formados com experiência trabalhando em Uber, devido a dificuldade em encontrar emprego na área.

A mensagem que eu queria passar é que muitas vezes entramos na faculdade com a intenção de que só teremos uma área a seguir, e isso muitas vezes não é verdade especialmente para engenheiros, portanto se você ainda está indeciso em relação ao mercado de trabalho pesquise um pouco mais e verifique se tem algo que você goste, caso contrário trabalhe em algo novo e assim você vai se descobrindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *