Como combater o nervosismo na hora das provas?

Tratando do tópico principal do nosso site, vamos falar hoje de um dos principais inimigos de todos aqueles que prestam concursos: o nervosismo.

Causado principalmente pela ansiedade e por uma pressão acumulada, o nervosismo pode atrapalhar candidatos de diferentes maneiras, tirando a concentração, causando perda de memória ou até em casos mais graves, afetando diretamente na realização das provas.

nervosismo

Se imagine nesta situação: Você passou o ano todo estudando para aquele concurso ou aquela prova de vestibular. Abriu mão de sair durante a semana com os seus amigos, prejudicou sua alimentação e rotina de sono e se dedicou exclusivamente ao objetivo de ser aprovado. No entanto, durante a prova começa a suar frio, fica nervoso e esquece grande parte do que estudou. Complicado né?

Por isso, você deve primeiramente treinar. O treino envolve a prática da resolução destes exercícios em condições parecidas com o dia da prova. Quando for estudar, coloque uma roupa apropriada, separe uma mesma quantidade de horas que o concurso esperado e simule cada possível fator que possa te atrapalhar.

Além disso, foque na sua saúde mental e esteja em constante tranquilidade ao longo de seu ano. Separe na sua semana momentos de lazer e hábitos saudáveis, ensinando o seu corpo a entender que você está bem e apto para os desafios que virão. Com estas dicas, você já vai estar melhor preparado para as provas e concursos que virão, com toda a certeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *